10 alimentos de colágeno que retardam o envelhecimento da pele

10 alimentos de colágeno que retardam o envelhecimento da pele

O colágeno é um tipo de proteína sintetizada pelo tecido conjuntivo. É ele o responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Portanto, as primeiras rugas são um sinal de que o conteúdo de colágeno diminuiu. Comer bem é uma forma de diminuir a degradação dessa proteína.

Nós da  Bright Side adoramos cuidar de nós mesmos, por isso estamos compartilhando com você uma lista de alimentos que você deve ter em sua dieta para prevenir o envelhecimento prematuro de sua pele. E para tornar mais fácil descobrir isso, vamos primeiro explicar o que é colágeno.

Nos bastidores, o colágeno é chamado de “cola” , porque sem essa proteína, nosso corpo simplesmente desmoronaria

Como dissemos, o colágeno é uma proteína. 30-40% da proteína total do corpo cai sobre ele. O colágeno mantém a pele jovem, mas sua presença também é encontrada nas unhas, cabelos, articulações e tecidos intestinais. Existem 16 tipos de colágeno no total. Os mais comuns (90%) são apenas 3 tipos. Os tipos de colágeno I e II são encontrados nos ossos, pele, tendões e ligamentos; colágeno tipo III – nas articulações.

O corpo humano é capaz de produzir a quantidade necessária de colágeno por conta própria. Porém, após 25 anos, sua produção natural começa a declinar. É neste período que se observa o aparecimento das primeiras rugas, podendo a artrite começar um pouco mais tarde  . Agora vamos ver o que comer para evitar isso.

  • O caldo ósseo talvez seja uma das melhores escolhas, já que outros alimentos apenas estimulam a produção de colágeno, e esse caldo contém uma forma bioativa de proteína que o corpo pode usar imediatamente. O caldo de carne é rico em colágeno tipo I, que tem um efeito positivo na saúde da pele; O caldo de peru e frango contém colágeno do tipo II, que suporta a função normal das articulações. Idealmente, o caldo de ossos para a saúde da pele deve ser bebido diariamente em porções de 170-340 g.
  • Salmão – esse tipo de peixe contém zinco e um mineral que promove a síntese de colágeno. Além disso, o teor de gorduras ômega-3 ajuda a hidratar a pele por dentro, o que ajuda a manter sua juventude. Recomenda-se comer salmão  2 porções (115-140 g) por semana.

Legumes, frutas, bagas

  • Os vegetais de folhas verdes  são a melhor opção para prevenir várias doenças. Eles também podem prevenir a degradação prematura do colágeno. Todos os vegetais verdes contêm clorofila, o que aumenta a quantidade de procolágeno na pele. A clorofila possui propriedades antioxidantes contra os raios UV e radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce. Uma porção de vegetais verdes por dia depende da sua atividade: quanto mais você se move, mais pode comer. Se sua atividade for superior a 30 minutos por dia, sinta-se à vontade para comer 3 xícaras de vegetais, se menos – 2,5.
  • Citrino. A vitamina C , encontrada nas frutas cítricas, atua como um aglutinante para os aminoácidos necessários para formar a prolina. A prolina é uma substância necessária no estágio anterior à formação do próprio colágeno. Além disso, a vitamina C protege contra as toxinas do meio ambiente. Para obter a quantidade de vitamina C, é permitido comer 2 frutas por dia.
  • Tomate – contém a substância antioxidante licopeno, que protege a pele dos danos do sol . O licopeno também estimula a síntese de colágeno. Para obter mais dessa substância, é necessário submeter o vegetal a um tratamento térmico, sendo melhor ainda dar preferência ao suco de tomate , que é recomendado beber 1 copo por dia.
  • Abacate – este produto contém vitamina E, que ajuda a prevenir a degradação do colágeno no corpo. Além disso, os abacates contêm gorduras que são benéficas para as células da pele. E o  óleo de abacate promove a produção de colágeno. Os especialistas recomendam comer metade dessa fruta, mas ao mesmo tempo ouvir o corpo e monitorar sua reação a um alimento específico.
  • Framboesas, amoras, morangos e cranberries são fontes de ácido elágico , que o corpo necessita para prevenir a degradação do colágeno pelos raios ultravioleta. As bagas também contêm vitamina C. A porção que pode ser comida por dia depende da idade: um adulto (18+) pode comer até  75 g de bagas por dia.

Ovos

Os ovos  são um produto que, como o caldo ósseo, contém o próprio colágeno. O corpo pode obtê-lo da gema. Os ovos também contêm enxofre , que é essencial para a produção de colágeno e desintoxicação do fígado, o que ajuda a eliminar as toxinas que degradam o colágeno no corpo. Mas você não deve comer muitos deles: a norma é 2 ovos por dia.

Sementes

  • As sementes de abóbora são uma fonte vegetal rica em zinco que estimula a síntese de colágeno. Alimentos que contêm zinco também diminuem a taxa de degradação de proteínas. Além disso, o zinco ajuda a acelerar o processo de cicatrização de feridas, o que é essencial para uma pele saudável. É melhor escolher sementes de girassol fritas como alimento – elas contêm mais nutrientes. Recomendado 2 colheres de sopa. eu. adicione às saladas ou granola caseira.
  • Sementes de Chia. As gorduras vegetais ômega-3 contidas nestas sementes ajudam a rejuvenescer e hidratar as células da pele, graças ao qual a pele fica lisa e elástica. Basta um adulto comer no máximo 20 g de sementes por dia. Eles podem ser adicionados a cereais, smoothies, assados.

Não só a comida é importante, mas também o estilo de vida

Os produtos da lista, é claro, ajudarão a manter o nível de colágeno no nível desejado, mas vale lembrar que, além da idade,  a produção de proteínas é afetada por:

  • fumar,
  • ambiente poluído,
  • exposição ao sol,
  • uma dieta com muito açúcar refinado e frituras.

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