10 alimentos para comer para cabelos saudáveis

Seja por querer cuidar de si mesmo, restaurar o brilho do cabelo ou evitar perdê-lo, todas as desculpas são boas para nutrir o cabelo.

O couro cabeludo precisa da quantidade certa de nutrientes para o crescimento e a saúde do cabelo. Em alguns casos, a perda de cabelo (chamada alopecia) pode ser causada por deficiências nutricionais. Observe, no entanto, que é normal perder entre 50 e 100 cabelos por dia … Armazene os alimentos listados abaixo para ter uma cabeça inteira e toda a raiva com seu cabeleireiro!

1. O peixe
Para cabelos dourados (ou prateados ou bronze, dependendo do seu perfil …), você deve priorizar as proteínas. Peixes e carnes contêm aminoácidos como metionina e cistina, que são precursores da queratina. Este último é o principal componente do cabelo e melhora sua estrutura.

Todos os peixes brancos (como bacalhau e pargo) têm menos gordura e geralmente mais proteínas, e são aliados da linhagem. Atletas, vegetarianos e adeptos de dietas drásticas podem ficar sem proteína.

Para um inferno, certifique-se de ter proteína suficiente todos os dias, o que equivale a pelo menos 1,2 gramas de proteína e a 1,8 gramas por quilograma de peso corporal por dia, se você é ativo, vegetariano ou em uma dieta, ou pelo menos 1 grama por quilograma de peso por dia, se você é sedentário ou carnívoro.

2. Germe de trigo e outros grãos
Além das proteínas valiosas, a opinião científica parece dizer que as vitaminas B servem para apoiar o crescimento do cabelo e contribuir para a beleza do cabelo. As vitaminas deste complexo podem regular a secreção de sebo no couro cabeludo, além de estimular a circulação sanguínea nas raízes dos cabelos, fortalecendo as raízes e melhorando o brilho da juba.

Embora o gérmen de trigo seja um ingrediente rico em vitaminas do complexo B, também é importante variar as fontes do grão para obter a gama de vitaminas desse grupo (de B1 a B12). Considere se deliciar com muesli, aveia, cuscuz, pão integral, etc. Para nutrir o corpo com essas vitaminas exclusivas, coma 4 a 5 porções de produtos integrais diariamente. Além de lhe proporcionar a cabeça dos sonhos, os grãos integrais oferecem fibras que ajudam na digestão e contribuem para a saciedade.

3. Legumes e frutas coloridas
Vamos pensar também na vitamina C (ácido ascórbico), um antioxidante com flavonóides que protege os folículos e reduz a perda de cabelo. Pode ser encontrada em xampus e tratamentos capilares, mas nada supera a nova versão dos produtos de jardinagem no mercado. Obviamente, é melhor com um garfo e, assim, você mata dois coelhos com uma cajadada só!

Fumantes e pessoas ativas têm uma necessidade crescente de vitamina C, uma vez que é frágil e metabolizada pelo estresse oxidativo causado pelo tabaco e pelo gasto de energia. Atualmente, não há recomendações para valores diários de vitamina C, mas você fará bem com um mínimo de 5 porções de legumes e frutas todos os dias.

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4. Ovos inteiros
As gemas são um remédio ancestral para embelezar a crina. Não apenas para colocar o cabelo, eles podem agradar o seu paladar! Seu conteúdo de vitamina A garante a regeneração dos tecidos do couro cabeludo. Armazene cocos, cenouras, espinafre e laticínios para obter bastante vitamina A. No entanto, essa vitamina é um pouco exigente, exigindo que a gordura da dieta seja absorvida de maneira ideal pelo organismo. Os requisitos de vitamina A aumentam desde a adolescência e principalmente durante a amamentação. Mesmo que a deficiência de vitamina A seja bastante rara nos países desenvolvidos, aproveite a oportunidade para aproveitar o suficiente para cuidar de seus cabelos.

5. Cacau e chocolate amargo
Outro nutriente essencial para a saúde do cabelo é o ferro, que aumenta os níveis de hemoglobina para oxigenar o cabelo. Este mineral desempenha um papel fundamental no processo de rebrota. Uma boa surpresa: o cacau e seus derivados fornecem uma boa dose enquanto satisfazem seus desejos, desde que você seja razoável nas quantidades. Apenas algumas mordidas podem atender a algumas das necessidades de ferro. Outras fontes de ferro são carnes silvestres, feijão, aveia e quinoa. Mulheres com períodos intensos, atletas de resistência, grávidas e comedores pequenos correm maior risco de esgotar suas lojas de ferro … cuidado!

6. As lentilhas e legumes deste mundo
Essas alternativas vegetarianas representam um “jackpot” nutricional com sua parcela de proteínas, vitaminas do complexo B e zinco. O último é usado para dar brilho ao penteado, estimular o crescimento do cabelo e prevenir a perda de cabelo. Você vai adorar o fato de que os pulsos são acessíveis e convenientes na cozinha. As lentilhas merecem menção especial, sendo a menor caloria do grupo. Especialmente porque a Health Canada recomenda substituir metade das carnes e aves por substitutos da carne, para a saúde do coração e para a variedade. Você obviamente seria louco de fazer sem ele! Uma porção de lentilha ou outro feijão corresponde a meia xícara (125 mililitros), é rapidamente preparada … e devorada!

7. Óleos de linhaça, azeitona e companhia
Ao elogiar os méritos das gorduras boas, os óleos vegetais vêm à mente. Aliados da saúde do coração, eles também contribuem para a saúde do cabelo … ao fornecer ácidos graxos essenciais (ômega-3) que melhoram a textura do cabelo. Além de seu uso no cabeleireiro de produtos cosméticos, os óleos são perfeitos para receitas e para aumentar o brilho do seu cabelo. Guarde-os na geladeira para manter seu sabor e propriedades nutricionais. Basta derramá-lo em seus molhos e marinadas, ou simplesmente com uma colher de chá … para seu bem maior.

8. Amêndoas e nozes de todos os tipos
Isso não é tudo … A vitamina E promoveria o crescimento do cabelo, apoiando a circulação sanguínea, nutrindo o couro cabeludo. Garante um cabelo bonito, além de ser anti-inflamatório e cardio-protetor. Armazene amêndoas, avelãs e outras nozes de sua escolha para enriquecer seu menu. Infelizmente, o supermercado típico da América do Norte sofre com a falta de vitamina E. Adicione as nozes ao cereal frio de manhã, às saladas nas refeições e na hora do lanche. Deixe os suplementos e aposte nas iguarias vitamínicas comestíveis.

9. Ostras, não apenas afrodisíacos?
Novamente, ostras estão no centro das atenções … mas por um motivo que não seja a sedução. Estes moluscos são ricos em zinco, um oligoelemento que suporta o sistema imunológico e fortalece a fibra capilar, tornando o cabelo menos frágil. Para quem gosta menos de ostras, frutos do mar (amêijoas, vieiras, etc.) é uma opção interessante. Deve-se notar que os vegetarianos correm maior risco de apresentar deficiências de zinco, porque é encontrado principalmente em produtos de origem animal.

10. Algas, sim ?!
Você leu certo, não ajuste as telas do computador! As algas (algas, kombu, wakame, dulse e nori, como são apelidadas) são uma mina de ouro nutricional real, com seu conteúdo de vitaminas A, B e C e zinco. Portanto, essas maravilhas marinhas apóiam o crescimento do cabelo, além de serem baixas em calorias … portanto, não se preocupe ou comprometa. Eles ainda são desconhecidos no Ocidente; domestique-o como sushi, salada ou condimento para se familiarizar com o gosto deles.

Bom atendimento e saúde do seu cabelo!