Manter um peso moderado é importante para pessoas de todas as idades, mas é ainda mais vital à medida que as pessoas envelhecem.

Por uma série de razões, muitas pessoas podem achar mais difícil perder peso depois de completarem 50 anos. No entanto, ainda é importante que os idosos mantenham um peso moderado.

Este artigo analisa 20 maneiras pelas quais uma pessoa pode perder peso com segurança e manter um peso moderado após atingir a idade de 50 anos.

Por que é mais difícil perder peso depois dos 50?

Muitos fatores contribuem para o motivo pelo qual uma pessoa pode ter mais dificuldade para perder peso ao chegar aos 50 anos.

Esses fatores variam desde condições de saúde que são mais prováveis ​​de ocorrer à medida que as pessoas envelhecem até o efeito de certos medicamentos.

Além disso, um dos efeitos do envelhecimento pode ser um metabolismo mais lento , o que também pode contribuir para o ganho de peso e dificuldade para perder peso.

Maneiras de perder peso depois dos 50

As seções a seguir descreverão algumas maneiras pelas quais uma pessoa pode perder peso e manter a perda de peso após os 50 anos de idade.

1. Mova mais

O princípio básico para perder peso é queimar mais calorias do que se consome.

Algumas pesquisas relacionaram estilos de vida sedentários a um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade e problemas de saúde em geral.

Um fator significativo na vida sedentária de muitas pessoas é ter um trabalho que envolva muito tempo sentado, como um funcionário de escritório, motorista ou caixa.

No entanto, estudos sugerem que, fazendo pausas curtas a cada meia hora, as pessoas podem reduzir a quantidade de tempo que passam sentadas e, potencialmente, aumentar sua saúde geral.

2. Durma o suficiente

Muitos estudos sugeriram uma ligação entre a falta de sono de boa qualidade e a obesidade.

Especificamente, eles sugerem que há uma correlação entre a curta duração do sono e o sono de má qualidade e um risco aumentado de desenvolver obesidade.

Assegurar-se de que um sono de alta qualidade seja suficiente é importante para garantir que não haja risco de obesidade.

3. Não pule refeições

Pode parecer uma boa ideia pular refeições para diminuir a ingestão calórica, mas isso pode ser prejudicial para a perda de peso.

Alguns estudos sugerem uma ligação entre pular o café da manhã e obesidade, o que significa que existe um alto risco desse hábito levar uma pessoa a ganhar peso em vez de perdê-lo.

4. Hackear o trajeto

Durante o trajeto, tente estacionar mais longe do trabalho ou sair do transporte público uma parada antes da sua parada normal. Isso tudo pode ajudar alguém a se mover mais e fazer mais exercícios sem muito esforço.

As calorias extras que a pessoa queima podem ajudá-la a manter um peso moderado.

5. Aproveite o exercício

Encontrar um exercício de que gostem pode ser a chave para uma pessoa continuar a participar dele por um longo prazo, de acordo com algumas pesquisas .

Quer seja ioga , musculação ou tênis, praticar exercícios pode ajudar a manter a pessoa envolvida e fazer com que pareça menos trabalho e mais lazer.

6. Buddy up

Considere recrutar um amigo que compartilhe os mesmos objetivos.

Alguns estudos mostram que ter um aspecto social para perder peso muitas vezes pode ajudar as pessoas a seguirem seus planos e manterem um peso moderado mais do que se estivessem sozinhas.

7. Trocar lanches

Em vez de buscar alimentos açucarados quando uma pessoa está com fome, eles podem tentar lanches mais saudáveis, como nozes.

Alguns estudos sugerem que comer porções saudáveis ​​de nozes regularmente não afeta o peso corporal de uma pessoa , ao passo que comer alimentos açucarados tem maior probabilidade de levar ao ganho de peso.

8. Estabeleça metas realistas

É importante que a pessoa não tente perder peso muito rapidamente ou se esforce demais para atingir metas de condicionamento físico irrealistas.

Não atingir metas ambiciosas pode fazer com que a pessoa se sinta desanimada. Eles podem ser menos propensos a manter sua dieta e rotina de exercícios se não virem os resultados que esperavam imediatamente.

Em vez disso, as pessoas devem trabalhar para atingir essas metas ideais definindo metas menores e mais realistas ao longo do caminho.

9. Levantar pesos

Alguns estudos sugerem que o processo de envelhecimento leva à perda de massa e força muscular. Isso significa que o levantamento de peso e o treinamento de força podem ser benéficos para os adultos mais velhos, ajudando a manter um peso corporal moderado.

O levantamento de peso também promove a resistência óssea, o que pode ajudar a prevenir lesões, tornando mais fácil para a pessoa seguir sua rotina de exercícios.

10. Use tecnologia de fitness

Usando um pedômetro ou smartwatch, uma pessoa pode monitorar seus passos diários . Acompanhar seus passos pode ajudar a pessoa a se sentir mais motivada, pois observa seus passos diários aumentarem com o tempo.

O rastreamento de passos também pode ajudar as pessoas a calcular quantas calorias por dia estão queimando, para que possam calcular com precisão suas necessidades calóricas para perda de peso .

Saiba mais sobre o rastreamento de passos e como ele pode ajudar na perda de peso aqui .

11. Embale na proteína

Alguns estudos mostram que comer mais proteínas ao tentar perder peso pode ajudar os adultos mais velhos a perder mais gordura e manter mais massa muscular do que se eles ingerissem uma dieta pobre em proteínas.

12. Menor estresse

Os pesquisadores relacionaram o alto estresse aos desejos alimentares e à ingestão excessiva de alimentos.

Pessoas que passam por altos níveis de estresse podem comer como forma de conforto e isso pode dificultar a perda de peso.

O estresse também faz com que o corpo produza o hormônio cortisol . Os pesquisadores associaram altos níveis de cortisol ao ganho de peso, principalmente no abdômen e no rosto.

Reduzir os níveis de estresse pode ajudar uma pessoa a manter um peso moderado.

13. Encha-se de frutas e vegetais

Estudos observacionais sugerem que uma maior ingestão de frutas e vegetais está ligada a uma melhor função muscular.

Não apenas as frutas e os vegetais têm baixo teor calórico, mas também contêm muitos nutrientes essenciais para ajudar o corpo a funcionar melhor e podem ajudar a reduzir o risco de muitas doenças.

14. Opte por grãos inteiros

Uma maneira de perder mais peso é cozinhar com ingredientes saudáveis. Por exemplo, ao invés de optar por alimentos processados, a pessoa deve escolher grãos inteiros.

Alguns estudos sugerem que comer grãos inteiros pode reduzir significativamente a ingestão geral de energia e o peso corporal em adultos com excesso de peso.

15. Contrate um personal trainer

A falta de motivação pode impedir uma pessoa de perder peso depois dos 50 anos, mas contratar um personal trainer pode ajudar.

Os treinadores pessoais podem manter as pessoas responsáveis ​​e também aconselhar sobre os melhores métodos para perder peso.

No entanto, contratar um personal trainer também pode ser caro. Se esta não for uma opção, tente encontrar um treinador que poste vídeos no YouTube e siga-os. Isso geralmente é gratuito.

16. Faça ioga

Algumas pesquisas sugerem que formas suaves de exercícios podem ajudar uma pessoa a perder peso.

Exercícios de baixo impacto – como tai chi , ioga e Pilates – podem beneficiar aqueles que desejam perder peso, mas não conseguem participar de outras formas de exercício.

17. Coma atentamente

Freqüentemente, as pessoas comem enquanto fazem outras coisas.

Seja comendo enquanto trabalha em sua mesa ou assistindo televisão na hora das refeições, concentrar-se em outra coisa enquanto come pode fazer uma pessoa comer demais. Isso ocorre porque é menos provável que eles se concentrem em como estão se sentindo e podem continuar a comer depois de se sentirem saciados.

Comer atentamente pode ser um método impactante para a perda de peso.

18. Corte bebidas açucarada

Consumir bebidas carbonatadas açucaradas, como refrigerantes, ou mesmo bebidas “saudáveis”, como smoothies comprados em lojas, pode significar que uma pessoa está bebendo muito mais açúcar do que imagina. Isso pode dificultar a perda de peso.

Alguns estudos indicam uma ligação entre bebidas com alto teor de açúcar e uma série de condições, incluindo doença hepática gordurosa , diabetes e doenças cardiovasculares.

As pessoas podem optar por água ou chás de ervas para se manterem hidratadas e, ao mesmo tempo, perder peso.

19. Coma menos

Pode ser difícil saber o que entra em uma refeição se as pessoas estão comendo fora. Isso ocorre porque os pratos do restaurante podem conter ingredientes ocultos e gorduras e açúcares extras que as pessoas não consideram.

Ficar em casa e cozinhar mais comida em casa significa que a pessoa pode ter a certeza do que entra nas suas refeições e, consequentemente, no seu corpo.

20. Faça o teste

Se uma pessoa ainda tem dificuldade para perder peso depois dos 50 anos, pode valer a pena consultar um profissional de saúde para um check-up.

O médico pode solicitar exames para descartar quaisquer condições subjacentes, como a síndrome do ovário policístico ou qualquer problema com a tireoide .

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