O hormônio leptina e obesidade – como perder peso?

O hormônio leptina e obesidade – como perder peso?

A leptina é um hormônio fundamental que regula a sensação de plenitude. É produzido na gordura visceral e controla o metabolismo energético do corpo – inclusive, afeta o ganho de peso em excesso. Essencialmente, ele suprime o apetite e para de comer alimentos.

Nas mulheres, a leptina pode aumentar após a menopausa, que é uma das razões para o ganho de peso. Na verdade, isso se expressa no fato de que fica mais difícil para eles lidar com a sensação de fome. Por sua vez, o jejum intermitente (e a dieta 16/8 ) são formas de normalizar os níveis desse hormônio.

// Leptina – o que é?

A leptina é um hormônio fundamental no metabolismo energético. Afeta tanto a sensação de fome quanto a sensação de saciedade ao comer. Como o local de síntese desse hormônio é o tecido adiposo, graças à leptina, o cérebro recebe informações sobre quanta energia está armazenada no corpo¹.

Na verdade, o hormônio leptina (junto com o hormônio grelina) é um regulador do apetite. Os níveis normais desses hormônios indicam ao cérebro que há energia suficiente. Por sua vez, o declínio da leptina é um sinal de que a energia está se esgotando – e as calorias são necessárias.

A diferença com a grelina é que o nível de grelina depende das refeições (antes das refeições, seu nível é mais alto, e depois das refeições, é mais baixo), e o nível de leptina depende do número de células de gordura visceral. Basicamente, quanto mais gordura corporal interna houver, maior será o nível do hormônio leptina.

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Onde é produzido?

A leptina é produzida na gordura visceral, músculo esquelético e mucosa gástrica. Em outras palavras, seu nível depende tanto do nível de atividade física da pessoa (e da sensibilidade dos músculos à insulina) quanto da dieta alimentar.

Os fatores de aumento da leptina podem ser uma quantidade excessiva de gordura visceral, recusa em comer por um longo período (mais de 16-20 horas), equilíbrio de suplementos dietéticos, tabagismo, distúrbios da tireóide, uma queda nos níveis de testosterona (nos homens).

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Por que promovido e o que fazer?

Em uma pessoa saudável, um nível estável de leptina indica ao cérebro que existe um suprimento adequado de energia nas células de gordura. No entanto, com o crescimento da gordura visceral, o trabalho do metabolismo falha – o cérebro começa a acreditar que uma pessoa precisa constantemente de calorias.

Além disso, a produção de leptina está intimamente relacionada à resistência dos tecidos à insulina – em termos simples, ela afeta a capacidade do corpo de processar e absorver carboidratos da maneira correta. O resultado de um excesso (ou falta) de leptina são distúrbios do apetite e problemas metabólicos.

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O hormônio leptina nas mulheres

Como o nível de leptina no corpo da mulher é geralmente 2 a 4 vezes maior do que o dos homens3, as meninas têm muito mais probabilidade de sofrer de resistência à leptina. Tentando perder peso recusando-se abruptamente a comer, eles apenas provocam um novo aumento na leptina e um aumento na resistência a ela.

Além disso, as alterações hormonais após a menopausa têm impacto na produção de leptina. Dado o fato de que o hormônio é responsável pela saúde óssea e pelos níveis de colesterol, isso pode criar efeitos negativos para a saúde.

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O hormônio leptina nos homens

Como o músculo esquelético pode produzir leptina, quanto mais músculos no corpo (e quanto mais alta a testosterona), melhor o corpo é capaz de regular o apetite. É por isso que o exercício regular melhora o metabolismo – ao mesmo tempo, melhora a queima de gordura.

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Por sua vez, o sedentarismo e a má nutrição (carboidratos rápidos, sal e gorduras animais) levam ao aumento da leptina – e o ganho de peso e o crescimento da gordura visceral só aumentam sua produção. Como resultado, uma grande barriga começa a crescer.

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Alta leptina – como baixá-la?

O consumo regular de grandes doses de carboidratos rápidos (incluindo açúcar, frutas doces, pães, doces, assados, arroz branco, batatas) é um fator chave para interromper o metabolismo normal em geral e o metabolismo da leptina em particular 4 .

Gradualmente, o cérebro se acostuma com níveis cronicamente altos de glicose no sangue, diminuindo a sensibilidade à insulina e à leptina. A pesquisa sugere que a leptina elevada costuma ser o primeiro sinal no caminho para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 em uma pessoa.

Por sua vez, o diabetes mellitus atrapalha a capacidade do corpo de usar adequadamente a energia dos carboidratos dos alimentos, como resultado do que o corpo tenta se livrar das calorias o mais rápido possível, armazenando-as na gordura.

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Jejum intermitente e dieta adequada

A fim de reduzir os níveis de leptina e restaurar a capacidade do corpo de responder adequadamente à insulina, são necessários exercícios regulares e uma rejeição quase completa dos carboidratos rápidos – no entanto, sem uma restrição acentuada da ingestão calórica.

A dieta mais simples, neste caso, é a dieta cetônica, o que significa evitar carboidratos. O jejum intermitente também pode ser usado para reduzir os níveis hormonais – por exemplo, de acordo com o esquema 16/8 (chamado de “dieta 16/8”)

Uma dieta para reduzir a leptina deve ser baseada em uma abundância de fibras (principalmente vários vegetais verdes e grãos inteiros), carnes magras e muitas das gorduras vegetais certas. Nesse caso, o uso de doces deve ser limitado ao máximo.

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O hormônio leptina é um regulador chave do apetite e da saciedade, sinalizando ao corpo para armazenar gordura. A leptina elevada interrompe o metabolismo, levando ao diabetes mellitus e à obesidade associada. Infelizmente, a maioria das dietas de baixa caloria apenas exacerba esse mecanismo.