Síntese de colágeno no corpo feminino

Síntese de colágeno no corpo feminino: como aumentar a “produtividade”?
Um terço de todas as proteínas do corpo humano é colágeno [1] . Em grego, a palavra “colágeno” significa “cola de nascimento” e, embora inicialmente fosse sobre as propriedades físico-químicas da proteína fibrilar, o nome acabou sendo profético: sem ela, nosso corpo realmente começa a “descolar”. Portanto, medidas adicionais devem ser tomadas para estimular a produção de colágeno em um nível ideal.

O que é colágeno e por que ele é tão importante para o corpo?
O colágeno é a base de todos os tecidos conjuntivos. O tecido conjuntivo é uma estrutura que, como uma estrutura, “reúne” nosso corpo em um único todo.

A base proteica dos ossos, cartilagem, cápsulas articulares e ligamentos é o colágeno. Também está contido no fluido sinovial (intra-articular), o que garante um deslizamento suave da cartilagem articular entre si, faz parte dos ossos e mantém sua elasticidade. O colágeno fortalece a parede vascular, mantendo seu tônus ​​(a principal causa das varizes é a violação da estrutura do colágeno). Essa proteína também é encontrada na fáscia (filmes finos que recobrem os feixes musculares), podendo deslizar livremente, contraindo-se e alongando-se. E, claro, o colágeno mantém a densidade e a firmeza de nossa pele, protegendo-a das rugas. Essa proteína ocupa até 75% da composição da pele.

Por que a produção de colágeno diminui com a idade e como ela ameaça
No corpo humano, os processos de síntese de novas proteínas e a decadência de antigas sempre ocorrem paralelamente. A estrutura das proteínas pode ser danificada pela radiação ultravioleta (este processo é conhecido como fotoenvelhecimento), espécies reativas de oxigênio (peroxidação), açúcar no sangue excessivamente alto (glicação), toxinas bacterianas e virais, metais pesados ​​e outras substâncias com as quais interage de uma forma ou de outra organismo. Normalmente, não há nada de catastrófico nisso: o corpo simplesmente “desmonta” as moléculas de proteína danificadas nos principais blocos de construção – aminoácidos, e sintetiza novas moléculas de proteína em seu lugar. A mesma coisa acontece com o colágeno. Na juventude, os processos naturais de destruição (degradação) do colágeno antigo e síntese de novos são equilibrados. Mas com a idade, o equilíbrio muda em favor da destruição. Principalmente em mulheres.

O fato é que a maioria dos processos metabólicos no corpo feminino são regulados por hormônios sexuais – estrogênios. O metabolismo do colágeno não é exceção. Os estrogênios, por um lado, ativam a produção de colágeno por células especiais – os fibroblastos, por outro lado, inibem a degradação do próprio colágeno, protegendo-o da peroxidação.

A diminuição do nível de estrogênio no corpo feminino começa após 35 anos. É então que aparecem os primeiros “sinos”, avisando da falta de colágeno: a elasticidade da pele diminui, a própria pele fica mais seca, aparecem as primeiras rugas. Após 40 anos, a diminuição do nível dos hormônios sexuais femininos torna-se perceptível, e muito rapidamente começa a cair na pré-menopausa e nos primeiros anos após a menopausa.

A síntese de colágeno também diminui. Seguindo a pele, os cabelos ficam secos e quebradiços, as unhas começam a piorar e a ficar mais finas. Depois há problemas nas articulações (osteocondrose, artrose), os músculos perdem a elasticidade. Os ossos também se tornam frágeis – não apenas o cálcio e a vitamina D são importantes para eles, mas também o colágeno, que constitui o esqueleto elástico do tecido ósseo, nas células das quais os compostos de cálcio são depositados, o que dá força aos ossos.

Como você pode estimular a síntese de proteínas
O que é necessário para fazer colágeno? Em primeiro lugar – “materiais de construção”. O corpo não pode criar proteínas do nada: para a síntese da molécula de colágeno, ele precisa de aminoácidos, especialmente glicina, prolina, lisina. Se o corpo pode sintetizar as duas primeiras substâncias por si mesmo, então a lisina é um aminoácido essencial. Não é produzido no corpo humano e deve vir de fora com alimentos ricos em proteínas. Há especialmente lisina em queijos duros, peru, salmão rosa e camarão.

Mas os aminoácidos não são tudo. Os minerais são necessários: enxofre, cobre, ferro. E as vitaminas regulam o processo de produção de colágeno: C, D, A, E. Tudo isso, é claro, também deve entrar no corpo com os alimentos.

Portanto, a primeira condição para a produção normal de colágeno no corpo humano é uma nutrição adequada e nutritiva , que inclui proteínas (de preferência animal), vitaminas e minerais. Quanto mais variada a comida, mais completa ela é. As mulheres na idade adulta também devem incluir fontes naturais de fitoestrogênios em sua dieta – produtos à base de soja, sementes de linho, sementes de gergelim. Eles apoiam o equilíbrio hormonal normal, o que afeta diretamente a regulação da síntese de colágeno.

O segundo pré-requisito é um estilo de vida correto , implicando em uma carga adequada. Como mencionado acima, o colágeno não é apenas pele, mas também ossos, articulações e músculos. E para que sua estrutura seja atualizada regularmente, o sistema musculoesquelético deve receber a carga ideal para isso. Os exercícios de força são especialmente importantes nesse aspecto – eles não apenas fortalecem a estrutura muscular, mas também retardam o desenvolvimento da osteoporose. Para mulheres que evitam exercícios de levantamento de peso com halteres e barra, por exemplo, crossfit, power yoga ou meia-dança são adequados.

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Os cuidados especiais com a pele também podem ser atribuídos ao estilo de vida correto . Cremes e soros com vitamina C ou retinol (vitamina A) em várias formas estimulam a produção de colágeno nele. Quem não descuida de ir à esteticista pode usar peelings de retinol, mesoterapia e biorevitalização. Dos métodos de hardware, laser e efeitos de ultrassom, RF-lifting são adequados. O significado de todos esses métodos de ação do hardware é que, após um dano causado à pele, ela começa a se recuperar intensamente, ativando a produção de seu próprio colágeno.

Para apoiar o corpo, eles geralmente tomam suplementos biologicamente ativos contendo complexos de vitaminas e minerais e fitoestrogênios. O problema é que a mulher moderna e ativa, aliando carreira e família, geralmente não tem tempo para delícias culinárias: variedade e benefícios são inferiores à praticidade. Portanto, o cardápio familiar na maioria das vezes se resume ao conjunto usual de cinco a dez pratos que não requerem muito tempo e esforço para serem preparados, ou mesmo produtos semiacabados. Nessas condições, não há necessidade de falar sobre um conjunto completo de vitaminas e minerais nos alimentos, necessários para a síntese de colágeno.

Além disso, mesmo com uma nutrição ideal, podem ser encontradas armadilhas. Por exemplo, os fitoestrogênios de linhaça são totalmente absorvidos apenas a partir de grãos moídos: se você apenas borrifá-los em uma salada, como geralmente é recomendado, a maioria das sementes entrará intacta no estômago e sairá com segurança do corpo sem “compartilhar” fitoestrogênios com eles, ou seja, naturalmente na forma não digerida … Mas dificilmente muitos estão prontos para fazer regularmente produtos de confeitaria caseiros com a adição de farinha de linhaça.

Ainda mais interessante é a situação com os fiotestrogênios da soja. Para que os compostos naturais das isoflavonas de soja adquiram propriedades semelhantes ao estrogênio, eles devem ser tratados com enzimas produzidas pela microflora intestinal. Na Ásia, para quem os produtos de soja fazem parte da dieta normal (18-63 mg de isoflavonas de soja são consumidos diariamente [2]), a microflora correspondente está suficientemente desenvolvida para que o uso de fitoestrogênios naturais tenha um efeito positivo. Os europeus, por outro lado, recebem menos de 2 mg de isoflavonas com comida (!) – é claro que os habitantes da Europa simplesmente não possuem a microflora necessária para sua assimilação adequada. Portanto, para mulheres que não consumiram pratos tradicionais asiáticos durante toda a vida, é melhor usar não plantas com propriedades fitoestrogênicas para apoiar a síntese de colágeno, mas aditivos biologicamente ativos com um conteúdo padronizado de isoflavonas purificadas em uma forma facilmente assimilada pelo corpo.